01.Quem Somos

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação e Lutas Sociais é um coletivo sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e que conta com professores e pesquisadores de diferentes instituições e formações, produzindo conhecimento com uma abordagem interdisciplinar e vinculada às lutas dos trabalhadores e movimentos sociais.

O grupo desenvolve estudos e pesquisas sobre as formas de organização e de exercício do poder político em diferentes sociedades e períodos históricos. O faz de forma articulada com as formas de exploração econômica, uma vez que considera que processos de exploração econômica e de dominação política são indissociáveis, sendo cada qual condição de existência para o outro.

Em sociedades cindidas em classes sociais antagônicas, as formas institucionais de organização e exercício do poder político, constituem uma esfera específica na qual elas se relacionam através do conflito, ora sob o comando das classes exploradoras; ora sob o comando dos dominados e explorados quando se auto-organizam, colocando-se em antagonismo aberto frente às classes exploradoras e dominantes. Nesta situação, desenvolvem relações sociais de novo tipo que se caracterizam pela autonomia que apresentam frente às formas institucionais de organização do poder e da economia nas sociedades cindidas.

O quadro institucional no qual as classes sociais se relacionam sob o comando das classes exploradoras, constitui ao mesmo tempo, o quadro institucional de reprodução da cisão da sociedade. A ele denominamos Estado. Trata-se, portanto, de uma concepção do poder político e de Estado muito diverso daquele presente em análises, onde poder político e Estado são entendidos como sinônimos.

Se a realidade social nas sociedades cindidas, estrutura-se a partir do conflito entre elementos que se opõem, as lutas sociais são elementos dessa realidade e a análise de qualquer dos seus múltiplos aspectos inclui inelutavelmente, a análise dos conflitos e das lutas que não só a constituem, mas a conformam.

Este Grupo de Pesquisa apresenta um amplo espectro de objetos de estudo considerando diferentes momentos históricos (desde final do século XIX até o início do XXI), tendo como eixo central o processo de produção e reprodução da classe trabalhadora com os conflitos que o compõe. Isto inclui a análise de diversas instituições e práticas sociais onde estes processos ocorrem: escola, família, empresa, meios de comunicação, instituições e práticas de luta.

INFORMAÇÕES E CONTATOS: gpel@riseup.net

DIRETÓRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7360989414196494

 

LINHAS DE PESQUISA

Economia política da educação

 Pesquisadores: Doris Accioly e Silva João Alberto da Costa Pinto Lúcia Emília Nuevo Barreto Bruno
 Estudantes: Paulo Vergilio Marques Dias
 Árvore do conhecimento: Ciências Humanas;   Educação;   Economia Política da Educação;
 Setores de aplicação: Outro
 Objetivo:
A educação abordada através da análise estrutural de sua inserção na dinâmica da lei do valor com seus conflitos sociais intrínsecos.

Educação libertária e poder político

Pesquisadores: Doris Accioly e Silva Fernando Bomfim Mariana Rodrigo Rosa da Silva
 Estudantes: Alexandre Rodriguez Anzilotti
 Árvore do conhecimento: Ciências Humanas;   Educação;   Fundamentos da Educação;
 Setores de aplicação: Outro
 Objetivo:
Estudo das propostas e das práticas de educação libertária e experiências autonomistas contemporâneas, presentes nos processos de reprodução de classes sociais.

Políticas Públicas

Pesquisadores: Fernando Bomfim Mariana João Alberto da Costa Pinto Lúcia Emília Nuevo Barreto Bruno
 Estudantes: Derick Casagrande Santiago Paulo Vergilio Marques Dias
 Árvore do conhecimento: Ciências Humanas;   Educação;   Políticas Públicas;
 Setores de aplicação: Outro
 Objetivo:
Analisar as políticas públicas, em especial as educacionais, no Brasil, na sua intersecção com diferentes momentos do desenvolvimento econômico do país e a emergência da classe dos gestores no decorrer do século XX.

 

 

Deixe um comentário